terça-feira, 21 de setembro de 2021

Minha Sombria Vanessa - Kate E. Russel

Livro: Minha Sombria Vanessa 

Autora: Kate Elizabeth Russel 

Editora: Intríseca 

Páginas: 432 

"Eu tinha 15 anos. Ele, 42. Essa não é uma história de amor".


A leitura é incômoda, inquietante e triste. É o tipo de livro que você termina de ler e quer conversar com as pessoas sobre vários temas abordados para reflexão para amenizar a inquietação. Temas estes que não são inéditos, mas pouco se discute: pedofilia nas escolas, abuso sexual e psicológico de menor, romantização do abuso. 

Vanessa Wey é uma adolescente de 15 anos de personalidade introvertida e insegura que vai estudar em um colégio interno de renome no Maine. Seus pais ficam muito felizes com a decisão de Vanessa em tomar a inciativa de estudar em um colégio interno, dessa forma ela fará muitos amigos - não entendo a necessidade americana de querer muitos amigos para os filhos. Já reparam nisso? Enfim - e deixará de ser tão solitária. 

No colégio de classe média chamado Browick as coisas parecem normais, até o momento que um professor chamado Jacob Strane, de 42 anos, alisa as pernas, por baixo da mesa, da jovem Vanessa em sua aula. 

Poderia ser algo facilmente combatido com um empurrão, ou um palavrão ou qual reação fosse, mas o problema está aí...Vanessa não teve reação, foi passiva. E esta passividade perdurou dos 15 anos até os seus 32 anos. Não só a passividade, mas toda a insegurança, todo o complexo de inferioridade moldou sua personalidade ao chegar na vida adulta. 

O livro se passa no passado e presente, ano 2000 (Vanessa aos 15 anos) e 2017 (Vanessa aos 32 anos) respectivamente. 

Toda a história narrada em primeira pessoa, por Vanessa. 

A construção ambígua de Vanessa é um dos pontos cruciais que determinam a qualidade desse livro. Porque a autora não quis ficar apenas no relato de um abuso. Ela foi além, buscando traduzir a confusão da vítima e como isso influenciou no seu crescimento. E na alternância narrativa entre passado e presente, quando vemos a Vanessa dos trinta anos, ainda presa ao professor, e ainda acreditando que viveu uma história de amor, vamos entendendo como os danos causados são muito maiores do que podemos pensar. Mesmo com todas as acusações que vão surgindo e envolvendo o nome de Jacob, Vanessa ainda insiste em acreditar que com ela foi diferente. Que nunca houve abuso. 

As cenas sexuais e o contexto em que elas se desenrolam vão escancarando aos leitores como se dá a conquista. Como se consegue o prêmio máximo da penetração, ao mesmo tempo que se dá carinho. Como o fetiche se mescla com o homem maduro que entende os anseios da menina estudante. É asqueroso, mas precisa ser escrito e lido. Porque a sociedade não pode ser conivente. Porque cabe a sociedade punir de um lado e cuidar de outro. 

Minha Sombria Vanessa é um livro sufocante em todos os sentidos. Os leitores certamente vão sentir o incômodo de testemunhar todo um abuso, toda uma violência tanto do professor quanto da escola com sua postura para humilhar e silenciar, ao mesmo tempo que vão percebendo como a manipulação vai sendo feita. E é em cima dela que o abusador consegue o silêncio. Quantas sombrias Vanessas cresceram por aí até hoje acreditando numa história de amor?


“– Porque se não for uma história de amor, então o que é?

Olho para seus olhos brilhantes, para sua expressão de empatia sincera.

– É a minha vida – digo. – Isso tem sido a minha vida inteira.”




0 comentários:

Postar um comentário